quinta-feira, 24 de março de 2011

Globalização: Religião: Conflitos étnicos

Conflito israelo-palestino

As tensões entre judeus e muçulmanos começaram na década de 1890, apôs a fundação do movimento sionista, e, principalmente quando os judeus provenientes da Europa, começaram a emigrar, formando e aumentado comunidades judaicas na Palestina.
A utilização da lei nacional, alarmou os árabes e de forma a acalmá-los, em Novembro em 1918, o Reino Unido assinou com a França a declaração Anglo-francesa, ao declarar como objectivo comum a ambos países a libertação final e completa dos povos que há muito que são oprimidos pelos turcos, e o estabelecimento de governos nacionais e administrações cuja autoridade deriva do livre exercício da iniciativa e escolha por parte das populações indígenas. No entanto, em 1919, Balfour declarou que não tinha intenção de consultar os habitantes da Palestina sobre as suas ambições, contrariando assim a declaração de 1918 e a declaração de Balfour na promessa de não prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades não judaicas da Palestina. A oposição árabe a este plano levou aos motins de 1920 na Palestina e á formação de uma organização judaica. Assinado, em Janeiro de 1919, o acordo Faysal-Weizmann, promovia a corporação árabe e judaica para o desenvolvimento de uma terra de Israel e uma nação árabe numa larga parte do médio oriente.

Conflito no Afeganistão

Este conflito opôs inicialmente os EUA com a contribuição militar da organização armada muçulmana “Aliança do Norte” e de outros países ocidentais ao regime talibã. A invasão do Afeganistão, liderada pelos EUA, á revelia da ONU, que não autorizou a invasão do país.
O objectivo declarado da invasão era encontrar Osama Bin Laden e outros líderes da Al-qaeda, destruir toda a organização e remover o regime talibã do poder.
O ataque inicial removeu o regime talibã do poder, mas as forças talibãs recuperaram a sua força. A guerra tem sido bem sucedida de restringir o movimento da Al-qaeda, excepto no principal objectivo, que é a captura do Bin Laden.

Conflito entre o Paquistão e a Índia

As tensões entre o Paquistão e a Índia começaram em 1947, devido á tentativa de posse por cada um dos países pela Caxemira, após a independência da Índia. O problema da Caxemira tem causado uma longa inimizade. As tentativas de resolver a questão principal através de um debate político forma inúteis.
Em Setembro de 1965, eclodiu uma guerra entre Islamabad e Nova deli. A ONU apelou para o cessar-fogo, sendo a paz restabelecida. Mas tem havido pequenos conflitos entre os 2 países, não estão a ser cumpridos os direitos humanos com assassinatos, torturas, espancamentos.

                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário